Carnaval no Brasil – a grandeza do carnaval Pernambucano

O Carnaval no Brasil mistura tradição e grandiosidade nas maiores festas de carnaval do mundo.

Por Claudia Lopes

Umas das maiores festas de carnaval do mundo acontecem em Recife e Olinda. O frevo e o maracatu são alguns exemplos de músicas que embalam os foliões por todos os dias de festa com muita história e cultura. O Galo da Madrugada é considerado o maior bloco de carnaval do mundo, com mais de um milhão de participantes. O que torna o carnaval no Brasil o mais famoso e animado do planeta! Conheça aqui um pouco mais sobre as festas de carnaval destas duas cidades pernambucanas que são palco de muita festa, música e fantasia até o amanhecer. Entenda por que o carnaval no Brasil é motivo de orgulho para todos os brasileiros e o porquê você não pode ficar de fora dessa.

Carnaval de Recife A manhã do sábado de Zé Pereira é que acontece o desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, inclusive registrado no Guinness Book. Uma das marcas do bairro de São José, o bloco completa 27 anos e reuniu em seu primeiro desfile 72 pessoas. Hoje, arrasta mais de um milhão de foliões pelas ruas e ladeiras do centro do Recife. Durante todo o carnaval, ocorrem diversos eventos comandados pelas agremiações e seus blocos carnavalescos, os corsos, as escolas de samba e os desfiles de clubes. A folia em Recife é distribuída por toda a cidade. A festa acontece também nos bairros populares. São 12,2km de Carnaval em diversos lugares do centro de Recife, com artistas nacionais e regionais, inúmeras agremiações e desfiles de blocos. Um espetáculo diferente em cada esquina. Entre os artistas que sempre marcam presença em shows pela cidade temos Lenine, Elba ramalho, Alceu Valença, a Spok Frevo Orquestra, e os grupos famosos de maracatu da cidade com seu manguebeat. Uma mega festa cheia de fantasia, música, cultura e diversão para todos os gostos. E entre os ritmos: frevo, maracatu, samba, ciranda, caboclinho, afoxé, coco-de-roda, reggae, rock e o manguebeat criado pelo saudoso pernambucano Chico Science.

Olinda O Carnaval de Olinda é reconhecido no mundo todo pelos seus desfiles com os Bonecos de Olinda. São bonecos com mais de dois metros de altura, coloridos e que saem às ruas junto com os foliões. Estes desfiles acontecem no Centro Histórico de Olinda, também conhecido como Cidade Alta. Entre as atrações, O Homem da Meia-Noite, o maior boneco que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar oficialmente inicio a festa à meia noite do sábado de Zé Pereira. A Folia por Olinda chega a reunir mais de um milhão de pessoas durante todos os eventos oferecidos pela cidade, com mais de 500 grupos carnavalescos, além dos tradicionais blocos e troças que percorrem as ladeiras embalados pelo ritmo do frevo. São exemplos destes o "Elefante de Olinda", que foi fundado em 1952 por um grupo de rapazes da Cidade Alta, que saíram pelas ruas com um elefante de porcelana cantando de improviso uma música em homenagem ao elefante, a Pitombeira dos Quatro Cantos, fundada em 1947 por um grupo de rapazes que desfilaram pelas ruas da Cidade Alta cantando e empunhando galhos de pitombeira e o Bacalhau do Batata, que encerra a folia na quarta feira de cinzas. A grande concentração destes blocos e troças acontece na frente da Prefeitura Municipal, onde encontra-se o maior número de foliões por metro quadrado. O carnaval no Brasil se torna grandioso por essas manifestações públicas e lotadas da cultura do povo local que através dos anos tradicionalmente se juntam para fazer destes os uns dos maiores carnavais do mundo!