Saiba mais sobre as Cataratas do Iguaçu, o espetáculo das águas

Veja como aproveitar o melhor desta maravilha natural e dos seus entornos

Por Juliana Pasta e Lys Silva

Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, dividida entre Brasil e Argentina, as Cataratas do Iguaçu, consideradas uma das sete maravilhas naturais do mundo e tombadas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, têm 186 mil hectares de belezas naturais.

As cataratas são compostas por 275 quedas d’água, com algumas chegando a 90 metros de altura, e que podem ser visitadas por ambos os lados da fronteira. A mais famosa delas, chamada de Garganta do Diabo, fica do lado argentino do parque.

Para ver as cataratas de um jeito diferente é possível fazer um passeio de helicóptero. A experiência dura apenas 10 minutos, mas é o suficiente para ser inesquecível. Também há uma opção de um passeio de 35 minutos, que sobrevoa as Cataratas do Iguaçu, a Usina de Itaipu, o centro da cidade de Foz do Iguaçu e o Monumento das Três Fronteiras. A empresa responsável pelo passeio é a Helisul, e os voos acontecem diariamente, das 9h às 17h30.

Com o Macuco Safári, os visitantes também curtem o passeio de forma bastante emocionante. A aventura começa com um passeio em carros elétricos até o início de uma trilha, que termina no local de onde saem os botes que dão uma vista única das quedas d’água. O passeio de 2 horas acontece todos os dias, das 9h às 17h30, tem saídas a cada 10 minutos e custa R$ 179.

Vale lembrar que nos meses de dezembro e janeiro o volume de água nas cataratas é maior, mas aumentam também o número de turistas.

O Parque Nacional do Iguaçu funciona diariamente das 9h às 17h, e o preço da entrada pelo lado brasileiro é de R$ 31,20. Outras atrações na região Além das Cataratas, a região da Tríplice Fronteira possui diversas opções de diversão e lazer. No lado argentino, é possível tentar a sorte no cassino, comer em um bom restaurante, ou cair na balada em Puerto Iguazú. Já no lado Paraguaio, basta atravessar a Ponte da Amizade para se esbaldar nas compras.

A cidade de Foz do Iguaçu também tem atrações à parte, como o Parque das Aves, onde o visitante pode entrar em um viveiro gigante e tirar foto com os pássaros, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, responsável por gerar energia para milhões de pessoas, e o Museu de Cera Dreamland, primeiro do tipo construído na América Latina.