Passagem de ônibus para Santos

Confira 8 dicas do que visistar na cidade e compre sua passagem!

Por Lys Silva

Santos é uma cidade cheia de atrativos. Não só por seus sete quilômetros de praia, mas também por alguns passeios turísticos que a cidade oferece. Compre já sua passagem de ônibus para Santos!

São seis praias que dividem espaço com a cidade, os prédios, seu calçadão e os jardins que as cercam. Santos ainda é uma cidade portuária, com o maior e principal porto em operação no Brasil. Porta de entrada para produtos de todo o mundo, o porto movimenta a economia da cidade.

Quem viaja de ônibus com uma passagem para Santos, chega pela Estação Rodoviária de Jaime Rodrigues Estrela Jr, onde, por dia, acontecem cerca de 300 partidas e 4.500 passageiros embarcam. São sete plataformas de desembarque e quinze plataformas no total, todas cobertas. O terminal dispõe de ampla infraestrutura com lojas, restaurantes e serviços em geral, além de oferecer uma rampa para deficientes físicos.

8 dicas para fazer em sua viagem de ônibus para Santos

Linha Conheça Santos: para um tour geral da cidade, foi criado um ônibus que percorre 25 pontos turísticos onde o passageiro pode descer e conhecer os lugares, podendo pegar o próximo que vier em seguida para continuar o passeio. No caminho, quem gosta de futebol pode conhecer o Memorial de Conquistas do Santos F.C, com documentos, troféus e muita história sobre o time que destaca Pelé, jogador que se revelou no time. Outra parada imperdível é o Aquário de Santos, com imensos tanques que reproduzem o habitat natural de inúmeras espécies marinhas.

Em 2009 foi inaugurada uma nova linha turística, a Conheça Santos – Morros. Com duas horas de duração, o tour parte da Praça das Bandeiras no Gonzaga, passando pelo Morro São Bento, Morro da Nova Cintra e Lagoa da Saudade. O passeio desta linha acontece no último sábado de cada mês, e destacamos as apresentações de dança, os bordados e doces portugueses típicos da Ilha da Madeira que ocorrem no Morro São Bento, e a bela vista da Lagoa da Saudade que conta ainda com trilhas, quiosques e um lindo jardim.

Passeio de Escuna: a baía de Santos pode ser apreciada pelo passeio de escuna que sai da Ponta da Praia e vai até a Fortaleza da Barra Grande, que foi construída em 1584; passando por todas as praias urbanas da orla e seus bairros; pelas lindas praias de Sangava, Saco-Maior e Cheira Limão, que são praias mais preservadas; e pelas ilhas da Viúva, Moela e Palmas. Uma ótima oportunidade de conhecer as belezas naturais da cidade santista.

Mirante: localizado no Morro de Monte Serrat, uma bela vista da cidade é deflagrada a 167 metros de altura no topo do morro. Para subir até lá, o passeio dispõe de um bondinho que leva os turistas em meio à natureza, ou através dos 412 degraus da escadaria que também dá acesso ao topo.

Mergulho no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos: o mergulho a 45 quilômetros da costa esconde belezas que podem ser apreciadas com uma visibilidade que pode chegar a 30 metros de profundidade. Além da vida marinha que se encontra por ali como peixes de várias espécies e tartarugas, um naufrágio artificial é uma das principais atrações. Sua beleza envolta por corais é abrigo de varias espécies de vida marinha como as anêmonas.

Igrejas e o Teatro Coliseu: inaugurado em 1924 com uma arquitetura neoclássica, o Teatro Coliseu possui muita historia e cultura divididas em quatro andares para visitação. Por ser uma cidade histórica, Santos também tem algumas igrejas que fazem parte do roteiro cultural da cidade. O Santuário Santo Antônio do Vagalongo possui no altar-mór o único trono rotativo do país. Com paredes revestidas de azulejos portugueses decorativos. O Conjunto do Carmo possui um convento e um templo onde acontece uma missa com cantos gregorianos todo segundo domingo do mês, um belíssimo lugar.

Bondinho: Para conhecer a história da cidade de Santos, um passeio de bondinho elétrico da década de 20 que sai da Praça Mauá leva os visitantes até o centro histórico. No caminho é possível apreciar a história da cidade através de monumentos e edifícios de diferentes momentos da história do Brasil. No prédio da Bolsa do Café, uma pausa para o cafezinho. Destacamos também a Estação do Valongo e o Largo Marquês de Monte Alegre.

Pista de Skate Radix Skate House: a cidade também tem opções para quem gosta de esportes. Uma das mais apreciada pelos jovens é a pista de skate Radix Skate House. A pista substituiu a antiga pista de skate do Chorão, inaugurada pelo Cantor Chorão do Charlie Brown Jr. Inaugurada dia 28 de Setembro de 2013, a nova pista toda de madeira é localizada no bairro de Vila Matias.