Saiba como escolher o ônibus ideal para sua viagem

Conheça os tipos de ônibus antes de comprar sua passagem

Por Claudia L.

Ao planejar uma viagem de ônibus é essencial levar em consideração o tipo de ônibus que se diferenciam em preço, conforto e serviços oferecidos. As características de cada classe, assim como a nomenclatura podem variar de acordo com cada empresa, porém, as principais são as seguintes: Ônibus Convencional, Executivo, Semi-Leito e Leito.

Convencional: O ônibus Convencional é o mais simples e o de menor custo. Em geral, as poltronas são acolchoadas e reclináveis, com ou sem ar-condicionado e toalete. Esse tipo de ônibus é indicado para quem percorrerá trechos curtos ou para quem quer economizar alguns trocados.

Executivo: O ônibus Executivo é um passo à frente do Convencional. Em geral, além de contar com ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bastante reclináveis e toalete pressurizado, algumas empresas oferecem água mineral e uma nível de conforto da poltrona maior. Alguns ônibus podem ter televisão ou rádio, também como um algo a mais ao passageiro. É possível se informar sobre os serviços oferecidos por cada empresa dentro da classe executiva e certamente será um diferencial na hora de escolher sua passagem.

Semi Leito: O ônibus Semi-Leito já é uma grande evolução em conforto, comparado com os anteriores. As poltronas são reclináveis (quase ao ponto de deitar-se), maiores e mais confortáveis. Ar-condicionado, água mineral e serviços extras a bordo como mantas e travesseiros higienizados estão inclusos no valor da passagem. Em algumas empresas o modelo Executivo equivale ao Semi-Leito.

Leito: O ônibus Leito é o tipo de ônibus de maior conforto, uma opção para sentir-se em casa. É ideal para viagens longas, cansativas ou durante a noite, quando não queremos perder o nosso precioso sono. Com um preço um pouco mais elevado que os outros, o leito conta com ar-condicionado, poltronas mais largas e completamente reclináveis com descanso para pernas, aparelhos de TV e DVD, serviços como mantas e travesseiros higienizados e água mineral. As empresas, no entanto, podem oferecer frotas ainda mais confortáveis e completas com serviços diferenciados.

Quando decidir comprar uma passagem de ônibus, pode conferir as características daquele ônibus na página de resultados do Brasil by Bus, assim sua escolha fica muito mais simples e assertiva.