Sua viagem de ônibus para Itatiaia RJ

Saiba o que fazer e conhecer em sua viagem para Itatiaia

Por Lys Silva

A cidade de Itatiaia, com mais de 160 anos de história, é um município do Rio de Janeiro próximo da divisa com Minas Gerais. O nome da cidade, de origem tupi, vem do período colonial e significa "pedra cheia de pontas", em referência à geologia da região, que ostenta vários picos como o das Agulhas Negras, por exemplo.

A chegada na cidade pode ser feita tranquilamente de ônibus, há saídas das cidades de São Paulo (saídas quase todos os dias), Aparecida, Lorena, Rio de Janeiro, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista.

Rodoviária de Itatiaia: Av. Waderbilt Duarte de Barros - s/n, Itatiaia - RJ | Tel.: (24) 3352-1666

O que conhecer em Itatiaia?

O Parque Nacional do Itatiaia é uma belíssima reserva florestal que ocupa uma área de 30 hectares, passando pelos municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e por Bocaina, Itamonte e Alagoa, no estado de Minas Gerais. O parque é de longe um dos melhores atrativos da cidade.

Além dos picos rochosos, o parque conta com a presença de extensa fauna e flora por toda sua extensão, isso sem mencionar as lindas cachoeiras e lagoas. A reserva tem hotéis, pousadas, loja de artesanatos, orquidário e um museu.

Para os aventureiros de primeira viagem, uma agradável caminhada pelas trilhas de nível leve é essencial para conhecer as belezas do parque. Contratar um guia é uma ótima opção para trajetos mais complicados, pois dessa forma é possível evitar imprevistos durante o passeio.

Os alpinistas que desejem escalar os diversos picos e rochas de Itatiaia, incluindo as rotas amadoras, devem, contratar um guia. Mesmo para um alpinista experiente, uma escalada de nível baixo pode ser complicada se as pessoas envolvidas não conhecerem a região.