Dicas para viajar de ônibus com crianças

Veja os documentos necessários para viajar de ônibus com menor de idade

Por Redação Brasil by Bus

Viajar é sempre bom, com a família melhor ainda! Mas como tornar a viagem mais agradável possível para os pequenos? Podemos fazer viagens de longa distância? Pensando nisso a Brasil By Bus listou algumas dicas e recomendações para você se preparar.

Documentos necessários

Bebês: Os responsáveis devem levar a Certidão de Nascimento do bebê junto aos documentos pessoais dos pais.

Crianças e Adolescentes: Um documento com foto, e caso a criança esteja viajando com parentes e amigos os responsáveis devem obrigatoriamente apresentar uma autorização dos pais para realizar a viagem. O documento pode ser feito em postos de atendimento do juizado, muitas vezes presentes nos próprios terminais rodoviários.

A Criança pode viajar sozinha?

É necessário ressaltar que crianças menores de 12 anos, não podem viajar sozinhas.

DICAS:

Segurança

Independente da idade, se estiverem somente o adulto e a criança, recomendamos que nunca deixem os pequenos sozinhos nas paradas, mesmo que estejam dormindo.

Alimentação e Entretenimento

Caso a viagem seja longa, os pais devem estar preparados, não se esqueçam da água e lanches para degustarem entre as paradas, frutas e biscoitos. Uma das tarefas mais difíceis, principalmente quando a viagem é longa, é manter os pequenos tranquilos, o celular pode ser um bom aliado neste momento, aplicativos com desenhos para colorir e alguns desenhos para assistir podem ser um bom truque para mantê-los calmos.

Kits de Emergência

Leve sempre um antitérmico, um remédio para enjoo, os pequenos tendem a sentir mais as viagens longas, e claro o Kit de primeiros socorros.

Se a viagem for feita com mais de um membro da família procure reservar a passagem a noite, a criança estará dormindo, o que irá garantir uma viagem mais tranquila tanto para os pais quanto para os pequenos, e nesses casos os pais podem revezar.