Viajando de ônibus pelo Brasil: de Salvador a Lençóis, na Chapada Diamantina

Por Pages24 Brasil

A mistura de raças, culturas e credos confere a Salvador um astral único, que atrai turistas das mais variadas origens. Primeira capital do Brasil, Salvador une o presente e o passado em perfeita harmonia. A topografia da cidade, dividida em “Alta” e “Baixa”, torna seu mapeamento uma tarefa fácil e uma boa ajuda para vislumbrar os atrativos que estão por toda parte. É na parte alta que fica o colorido Pelourinho, bairro histórico e Patrimônio da Humanidade. Seus casarões dos séculos 17 e 18 abrigam desde museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos, como a igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país.

A parte baixa da cidade se alcança pelo Elevador Lacerda, um dos cartões postais da cidade, que faz a ligação entre os dois pontos. É impossível estar em Salvador e não desfrutar das belíssimas praias e da tradicional gastronomia, que vai muito além do bolinho recheado com vatapá e camarão seco, mesclando com perfeição ingredientes indígenas, africanos e portugueses, que levam à mesa delícias como bobó, moqueca e caruru, sempre perfumados pelo azeite-de-dendê.

Viagem de ônibus

Para ir da capital até outro belíssimo local baiano, Lençóis, na Chapada Diamantina, realizar a viagem em ônibus é uma ótima opção. A viação Rápido Federal é a única empresa a oferecer o serviço de transporte em ônibus entre esses dois locais. A companhia apresenta opções de ônibus convencionais e executivos. O convencional, cuja passagem custa R$ 73,79, realiza o trajeto de Salvador a Lençóis em aproximadamente 6 horas. O executivo, por sua vez, tem o preço de R$ 99,56 e chega a Lençóis em 5 horas e 31 minutos.

Porta de entrada para a Chapada Diamantina, Lençóis costuma receber os turistas mais apaixonados por uma boa aventura. Durante o dia, as trilhas são a principal atração de quem visita o local, o que explica porque à noite não se encontram tantas boates, já que os aventureiros costumam aproveitar para recarregar suas energias. As ruas da Baderna, das Pedras e a Praça Horácio de Mattos, porém, costumam ficar bem movimentadas pelos barzinhos e restaurantes, o que mostra que Lençóis também tem sua vida noturna. A expansão do turismo e os investimentos na estrutura da cidade fizeram com que o local passasse a receber mais do que apenas os aventureiros, mas também pessoas de todas as faixas etárias e preferências de lazer, já que é possível desfrutar do contato direto com a natureza e de uma rede hoteleira invejável de várias maneiras, para todos os gostos.

Além de hotéis, campings, trilhas e barzinhos, outro lazer para os visitantes de Lençóis são as grutas e cachoeiras de águas cristalinas difundidas pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina. Nessas grutas e cachoeiras é possível dar um mergulho refrescante em meio aos peixes, além de praticar o trekking nas trilhas íngremes, caminho dos tropeiros no século 19, e o rafting pelas corredeiras, aventuras que com certeza rendem muita adrenalina.

Sobre o Autor: Pages24 Brasil é um portal de busca especializado em conectar você aos locais e serviços mais próximos. São milhares de lojas, restaurantes, bancos, profissionais de diversas áreas e muito mais cadastrados para tornar a sua busca mais fácil!