Chapada dos Veadeiros

Por Claudia Lopes

Uma dica legal para quem quer viajar, estar em contato com a natureza, ver paisagens de tirar o fôlego é a Chapada dos Veadeiros. Localizada na região norte do estado de Goiás, criada em 1961 pelo então presidente da república Jucelino Kubistchek, o parque nacional da Chapada dos Veadeiros mostra sua importância histórica pela diversidade de espécies de plantas e animais em um terreno cheio de lindas paisagens e obras primas feitas pela natureza. Em 2001, a UNESCO incluiu a chapada como Patrimônio Mundial.

O acesso ao parque é feito pelo povoado de São Jorge, diretamente ligado á cidade de Alto Paraíso de Goiás em uma estrada de 36km. Entre as principais atrações do parque estão os canyons do rio Preto, os dois saltos também do rio, de 80 e 120 metros de altura, as quedas d’águas em paredes rochosas, além das cachoeiras carioquinhas que formam piscinas naturais, excelentes para banhos leves e hidromassagem.

Outros pontos importantes para conhecer na Chapada dos Veadeiros:

● Cachoeiras Almécegas: Formada por duas cachoeiras, de 15 e 50 metros por onde correm águas por rochas íngremes. É localizada no centro de Alto Paraíso.

Raizama: Conjunto de cachoeiras que se notabilizam pela excelente condição para a prática de rapel e canyoning.

Vale da Lua: Paisagem de formações rochosas cinzentas esculpidas pelo rio São Miguel, com um aspecto “lunar”.

Águas Termais: Piscinas de formação natural com a água na temperatura em cerca de 38 graus, ideais para um bom banho.

Não perca tempo e consulte os horários de ônibus para conhecer o parque nacional da Chapada dos Veadeiros. Confira aqui os preços de passagens para Brasília, de onde saem ônibus diretos para a Chapada dos Veadeiros e não deixe de conferir as dicas de roteiros da Brasil By Bus.