Ecoturismo, misticismo e muito mais na Chapada Diamantina

Conheça mais sobre a Chapada Diamantina e seu encanto natural

Por Lys Silva

O estado da Bahia encanta turistas e moradores que não cansam de exaltar as belezas naturais e a culturais do estado. A Bahia é referência de belas praias e de uma musicalidade ímpar. Todavia, a Chapada Diamantina mostra que o estado tem muito mais a oferecer.

Situada a 425 km de Salvador, a Chapada Diamantina compreende uma vasta área de grutas, cachoeiras, cânions, vales e morros. Locais ideais para os amantes da natureza, rapel, mergulho, esoterismo, etc.

A majestosa Cachoeira da Fumaça, localizada no Parque Nacional da Chapada, além de deslumbrante é uma das maiores cachoeiras já catalogadas no Brasil. Para os aventureiros, o morro do Pai Inácio é uma excelente opção de trilha, ele possui 1.200 metros de altitude. Já os iniciantes podem optar por explorar o Ribeirão do Meio, 3 km de caminhada que termina em um dos maiores tobogãs naturais da região.

O camping está entre as opções mais econômicas de hospedagem na Chapada. O turista pode ainda se hospedar em pousadas com estilo rústico e aconchegante. Durante as trilhas extensas, os visitantes se hospedam nas casas de moradores que são muito hospitaleiros.

Para quem quer explorar o lugar deve procurar um guia local, porque as trilhas são muito extensas e em mata fechada. Além disso, é possível alugar cavalos, jipes e bicicletas. Existem bons restaurantes nas cidades da Chapada. Os bares oferecem ritmos dançantes que agitam o local e inspiram principalmente os solteiros.