Nordeste de Ônibus!

6 belos destinos no Nordeste para viajar de ônibus

Por Ana Knorst

A região Nordeste do Brasil é composta por nove estados, muita beleza natural e fortes tradições. Os destinos são os mais variados, tem muita praia para visitar o ano inteiro, destinos históricos e culturais, conjuntos arquitetônicos, festas populares, turismo ecológico como chapadas e parques, entre muitos outros. Conheça alguns dos destinos mais buscados e programe sua próxima viagem de ônibus. O BrasilbyBus te leva até lá.

Fortaleza / CE As praias são a principal atração da capital do Ceará. As mais conhecidas são a Praia do Futuro, a Praia de Meireles, a Praia de Mucuripe e a Praia de Iracema, conhecida também pela ponte metálica, onde é possível admirar um belo pôr-do-sol. Nos arredores da cidade é possível contemplar as dunas e as belas falésias coloridas. Para quem gosta de ir às compras e quer levar aquela lembrancinha deve passar no Mercado Central ou na Feirinha Beira Mar e garantir belas peças de artesanato. Fortaleza é conhecida, ainda, pela vida boêmia. Bares, restaurantes e clubes de música atraem muita gente para diversão noturna.

Recife / PE Apesar de estar no localizada no litoral, esse não é o principal atrativo da capital pernambucana. A cidade possui um conjunto arquitetônico e cultural riquíssimo, onde destacam-se os museus, igrejas, prédios históricos e esculturas de Francisco Brennand. As ladeiras da cidade são cortadas por rios, canais e várias pontes que ligam os bairros. Recife divide com Olinda (cidade vizinha) um dos carnavais mais famosos do Brasil, embalados pelos ritmos do frevo e do maracatu, caracterizados pelos bonecos gigantes. Outra festa famosa por lá é o São João, em que diversas atrações garantem a alegria no mês de junho. Recife é conhecida como “Capital brasileira de dos Naufrágios”, são mais de cem embarcações afundadas na região. Além disso, a rica vida marinha, as águas calmas e cristalinas atraem diversos mergulhadores.

Salvador / BA A primeira capital do Brasil possui uma grande mistura de raças, credos e tradições, formando assim, uma cultura singular e pulsante. Dali saíram grandes nomes do cenário artístico, com relevância no cenário nacional e internacional. No centro histórico da cidade é possível conhecer mais da história do Brasil, sendo que muitos monumentos construídos na época em que a cidade era a capital brasileira estão preservados. As igrejas, museus, sobrados, solares e palacetes complementam a área reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. No Pelourinho, primeiro bairro da cidade, existem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII, além disso, suas famosas vielas, ladeiras e largos recebem pessoas do mundo inteiro. As margens da Baía de Todos os Santos se encontra o Elevador Lacerda, o cartão postal de Salvador começou a funcionar em 1873 e inicialmente tinha a função de ligar a cidade alta a cidade baixa.

Natal / RN Grandiosa em belezas naturais, Natal possui belíssimas praias, emolduradas por dunas, falésias e piscinas naturais. A mais conhecida é a Praia de Ponta Negra que abriga o Morro do Careca, uma duna de mais de 100 metros de altura, rodeado por vegetação. Outro passeio são as Dunas de Genipabu, a visita pode ser feita a bordo de um bugue. Dunas com areias brancas, belas praias e lagoas fazem parte da paisagem desse Oásis. O Forte dos Reis Magos é mais um destino muito procurado. A fortaleza possui o formato semelhante a uma estrela de 5 pontas, repleto de histórias guardadas o local viveu batalhas na época do Brasil colônia.

Juazeiro do Norte / CE Roteiro religioso, Juazeiro do Norte é conhecido como meca de Padre Cícero. A cidade atrai milhares de fiéis ao longo do ano. As datas mais buscadas são 24 de março – nascimento de Padre Cícero, 20 de julho – data da sua morte, o mês de setembro, quando ocorre a Festa de Nossa Senhora das Dores e o dia 1º de novembro – Dia do Romeiro. Entre os locais mais visitados está a Estátua de “Padim Ciço” com mais de 20 metros de altura a imagem está instalada na Colina do Horto. A Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores é outro ponto muito buscado, o local histórico e inspira força e fé a quem passa por lá.

Lençóis / BA As formações rochosas de Lençóis lhe dão diversas paisagens fascinantes, são chapadas, cânions, cachoeiras, poços, grutas e muita mais de uma natureza exuberante numa só região. Para os amantes de esportes radicais Lençóis é um excelente local, lá é possível realizar atividades como trekking, mergulho e rapel. As diversas trilhas levam para vários locais. O garimpo foi atividade típica na região, considerada a Capital do Diamante, na cidade é possível ver traços dessa época em suas ruas de pedra e casarões históricos.

Gostou das dicas?

Curta, comente, compartilhe com seus amigos =)