Areias finas e visual paradisíaco: conheça a Praia do Sono

Complete o seu roteiro de viagem por Paraty com dicas da Praia do Sono

Por Lys Silva

Quando engenheiros portugueses planejaram Paraty de modo que as ruas pudessem ser "lavadas" naturalmente quando a maré subisse, nem imaginavam o quanto essa pequena cidade seria procurada por turistas. Seja pela riqueza cultural ou pela beleza das praias de águas limpas, como a praia do Sono, o lugar está sempre cheio de visitantes.

Depois de conhecer o centro histórico com construções coloniais, praças, museus e igrejas, nada melhor do que ir às belas praias de Paraty. As mais procuradas são as que têm acesso por barco ou trilhas, como Ponta Negra, Praia do Sono, Trindade e Laranjeiras.

O nome surgiu porque a praia é rodeada por montanhas altas e o sol demora a aparecer pela manhã, mas vai embora bem rápido na parte da tarde, dando a impressão de um sono mais demorado. Mesmo assim, a caminhada de 50 minutos por trilha ou 15 minutos em botes a motor, saindo do condomínio Laranjeiras, vale a pena já que águas verdes calmas, areia branca bem fina e vegetação nativa sombreada por amendoeiras fazem da Praia do Sono um lugar encantador.

Uma comunidade formada por caiçaras e uma vila de pescadores fazem as vezes de restaurantes, fornecendo bebida e refeições simples. No lugar não há pousadas nem campings, mas nos finais de semana e nas temporadas é possível alugar os quartos das casas ou o quintal para acampar.

Uma trilha de 20 minutos a partir do Sono leva a Antigos, praia deserta de areia branca e águas claras, conhecida por ter uma pedra no meio da areia com sinais antigos não identificados. Saindo de Antigos, mais uma trilha de 300 metros leva a Antiguinhos, com vegetação nativa, própria para praticar snorkelling. Martim de Sá, Meio ou Codó, Cepilho e Vermelha são outras praias de Paraty que merecem ser visitadas.