Guia prático e essencial de turismo em São Paulo

Uma cidade que funciona 24 horas por dia e não para de crescer tem muito a oferecer!

Por Lys Silva

Dizem que é difícil fazer turismo em São Paulo, a maior cidade do Brasil. Conhecida como o centro econômico do país, Sampa pode passar a impressão que por lá só se faz turismo de negócios, focado em feiras e reuniões, mas engana-se quem pensa assim. A cidade que não dorme tem muito a oferecer, como uma cena cultural intensa, vida noturna agitada e oásis de natureza em meio a selva de pedra.

O que visitar em São Paulo

História

Para um passeio histórico, a dica é começar o passeio pela Praça da Sé e conheça a Catedral da Sé. Com estilo neogótico, a igreja demorou mais de 40 anos para ficar pronta e representa, de forma ímpar, a cidade. Próximo a Praça Antônio Prado, estará a Torre do Banespa, o mirante mais famoso da cidade, que tem acesso gratuito e oferece vista panorâmica de São Paulo. Outros pontos que não podem ser esquecidos são o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú. Nos arredores, está o Theatro Municipal, que foi fundado em 1911 e possui mais de 14 mil vitrais e arquitetura europeia.

Urbano

Deixando o passado de lado, a Avenida Paulista é um dos exemplos, juntamente com a Avenida Engenheiro Carlos Berrini, de centro econômico da cidade. Mais do que sua irmã mais nova, a Av. Paulista possui um apelo com o turista que já a conhece de tanto aparecer em novelas e filmes e por ela apresentar, em toda a sua extensão, lugares que merecem a visita, mas, só uma caminhada pela avenida já vale o passeio.

Outra região que é um marco da cidade, tanto por sua veia boêmia, quanto por seu lado cultural, a Vila Madalena tem, além de bares e restaurantes, muitas lojinhas alternativas, ateliês e feiras gastronômicas. Vale a pena conhecer a Rua Gonçalo Afonso, também conhecida como Beco do Batman, onde os muros são totalmente dedicados ao grafite, com obras de arte que se renovam de tempos em tempos.

O Mercado Municipal, ou Mercadão, fica localizado no centro da cidadee possui centenas de bancas com os mais variados temperos, petiscos e frutas exóticas. Aproveite a oportunidade para experimentar o aclamado sanduíche de mortadela ou o pastel de bacalhau, que são símbolos alimentícios de São Paulo

Museus

Museu da Imagem e Som, o MIS, onde é possível participar de oficinas e assistir a exposições e filmes. Ali do lado está o Museu Brasileiro da Escultura, o Mube, que reúne exposições de artistas nacionais e internacionais. Ambos são de graça ou, dependendo da exposição, possuem preços bem populares. Seguindo pelo bairro de Pinheiros, na Rua dos Coropés, está o Instituto Tomie Ohtake, um reduto da arte contemporânea.

Dentro do Estádio do Pacaembu está o Museu do Futebol. Ideal para conhecer a história do esporte de forma interessante e interativa.

Dentro do Parque Ibirapuera estão localizados diversos museus como o Museu de Arte Moderna (MAM), que possui cerca de quatro mil obras de arte contemporânea, entre elas peças de Candido Portinari, Tarsila do Amaral e Emiliano Di Cavalcanti. O Museu Afro Brasil, que tem como proposta a preservação e celebração da cultura, memória e história do Brasil na perspectiva negro-africana e a OCA, espaço destinado a receber grandes exposições, sazonais, então, confira a programação com antecedência.

O foco da Pinacoteca é a produção artística brasileira a partir do século XIX até os dias atuais. Recebendo aproximadamente 500 mil visitantes por ano, o lugar é dividido entre primeiro andar, que recebe as exposições temporárias, e segundo andar, dedicado às mostras de longa duração.

O Museu da Língua Portuguesa possui recursos de interatividade e tecnologia para apresentar os conteúdos, são os diferenciais do museu, que já se tornou um dos mais frequentados do Brasil. O acervo é exposto de forma inovadora e inusitada e encanta os visitantes de todas as idades

Atividades ao ar livre

O Parque Ibirapuera é, sem duvida, o parque principal de São Paulo. Com área de mais de 1.580.000 m², da para andar de bicicleta, praticar vôlei, futebol, basquete ou até mesmo só caminhar pelo parque. O Ibirapuera também reúne uma intensa programação cultural, com museus e auditório de shows. Com tanta natureza ao redor, da até vontade de estender uma toalha e curtir um piquenique na sombra fresca.

Em plena a Avenida Paulista, uma das mais, se não a mais, famosa da cidadde está o Parque Trianon. Localizado em frente ao Masp, este parque é um refugio para os engravatados apressados de uma das avenidas mais comerciais do Brasil.

No bairro da Barra Funda está o Parque da Água Branca. Nele é possível visitar a Casa do Caboclo, edificação de taipa (paredes de barro estruturadas entre ripas e bambus) que imita moradias do interior e onde, às vezes, acontecem rodas de viola. Ainda no parque, há apresentações musicais e teatrais no Coreto e dá para ver espécies típicas de peixes dos rios paulistas no aquário. O lugar também é ideal para fazer um piquenique.

Vida Noturna

A Rua Augusta é famosa mesmo por reunir muitos bares e casas noturnas para todos os gostos. O melhor é andar pela rua, apreciar os diferentes estilos de pessoas, fazer um “esquenta” em um dos bares e depois escolher a balada para encerrar a noite.

Já a Vila Madalena, ou “Madá”, como é conhecida pelos frequentadores, tem várias opções de bares. Com um publico mais "arrumadinho" que o da Augusta, e preços também um pouco mais altos, o agito do bairro se concentra principalmente na Rua Aspicuelta.