Viagem de ônibus para mulheres grávidas

Veja algumas dicas para viajar de ônibus mais tranquila!

Por Ana Knorst

Os meses de espera para a chegada de um bebê são momentos muito especiais para as mamães e papais, mas essa fase também exige mais cuidados e atenção. Na hora de viajar de ônibus não é diferente, muitas mulheres se preocupam e ficam com várias dúvidas, por issso, aqui na BrasilbyBus.com juntamos algumas dicas.

1. Consultar o médico

Antes de marcar a viagem de ônibus é importante avisar o médico e ouvir as orientações. Ele é a única pessoa que poderá informar quanto a possíveis riscos, afinal a gravidez é diferente para cada mulher.

2. Normas para viagem

Não existem regras e normas definidas para as viagens de ônibus, independente do tempo da gravidez. Mas ressaltamos a importância da consulta ao médico que acompanha a gestação para maior segurança e tranquilidade.

3. Bagagens

É importante ter cuidado com o peso das bagagens e a forma de transportá-las, o ideal é fazer malas leves e/ou utilizar malas com rodinhas e se possível solicitar a ajudar de alguém para carregar.

4. Cinto de segurança

O cinto de segurança deve ser usado abaixo do abdômen.

5. Alimentação

Uma boa alimentação e hidratação é importante para gestantes, por isso, a dica é levar na bagagem de mão lanchinhos saudáveis e água, para evitar alguma comida que possa não cair bem, e também, longos períodos sem comer e beber.

6. Caminhadas

Em viagens é comum o inchaço nos pés e pernas, por isso, é importante descer e fazer caminhadas em todas as paradas que o ônibus fizer, em caso de viagens mais longas e paradas mais espaçadas, o ideal é realizar caminhadas dentro do ônibus pelo menos a cada duas horas, apoiando-se nos bancos para evitar desequilibrios.

7. Alongamentos

Assim como as caminhadas, as alongamentos são importantes para evitar inchaços.

8. Ir ao banheiro

Durante a gravidez as mulheres sentem mais necessidade de ir ao banheiro, no momento da aquisição da passagem a dica a conferir se o ônibus dispões de toaletes. Durante a viagem não segure, vá sempre que precisar e já aproveite para caminhar.

Tomando os cuidados necessários as mamães podem cuirtir muito bem a viagem de ônibus =)