Viaje de ônibus de São Paulo para Curitiba e conheça os encantos do Sul

Conheça também outras rotas para curtir o que a capital paranaense tem de melhor

Por Francine Vechio

Repleta de atrações turísticas, Curitiba é a cidade perfeita para agradar quem gosta de montanhas e àqueles que preferem o ambiente urbano.

São mais de 30 parques pela cidade, trazendo uma sensação de campo, mesmo ainda estando dentro da capital. Neles, os visitantes ficam em contato direto com a natureza e ainda aproveitam para relaxar.

Os parques Tanguá, Barigui e o Jardim Botânico são pontos obrigatórios para quem visita a cidade e quer guardar na memória umas das mais belas paisagens da capital paranaense. Repletos de árvores e flores, ambos providenciam experiências únicas para seus visitantes.

Para os amantes da noite, Curitiba reserva em seus bares e restaurantes muita diversão e descontração para todos. Além disso, badaladas e casas de shows são muito procuradas na cidade.

Para facilitar o acesso de todos os turistas aos principais pontos de visitação, a Prefeitura de Curitiba disponibiliza a Linha Turismo, uma linha de ônibus especial que faz o trajeto dos principais pontos turísticos da cidade. A linha funciona de terça a domingo e o valo do ingresso é de R$ 29,00. Mais informações você encontra aqui.

Principais atrações turísticas:

Ópera de Arame Projetada pelo arquiteto Domingos Bongestabs, a Ópera de Arame foi construída em 1992. Sua estrutura é tubular e conta com o teto de policarbonato transparente. Hoje, o lugar é um dos principais cartões postais de Curitiba e um dos mais procurados pontos turísticos da cidade.

Construída no espaço de uma antiga pedreira, a Ópera de Arame é um teatro com capacidade para 2.400 pessoas, cercado por uma mata nativa, uma cascata com 10 metros de altura e um lago repleto de peixes.

Museu Oscar Niemeyer Projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 2002 como nome de “Novo Museu”. Em 2003, seu nome foi mudado e passou a ser chamado de “Museu Oscar Niemeyer”, para homenagear seu projetista. Atualmente ele é popularmente conhecido como “Museu do Olho” por causa de seu formato.

Considerado como um dos maiores museus do Brasil, o lugar tem mais de 16 mil m² reservados para exposições de obras de arte. Composto por diversos ambiente, o museu conta, também com um auditório com capacidade para 400 pessoas, um café e espaços de lazer.

Jardim Botânico Para quem gosta do contato com a natureza, conhecer um Jardim Botânico é um passeio que não pode ficar de fora do roteiro turístico. Inaugurado em 1991, o ocupa uma área de mais de 245 mil m². A principal atração do lugar é a famosa estufa de três abóbadas, que acabou virando um dos principais cartões postais da cidade.

O local conta ainda com o Museu Botânico Municipal, um bosque repleto de araucárias (arvore típica da região), lagos e quadras para a prática de esportes, além do velódromo da cidade.

Morretes Quem vai a Curitiba precisa conhecer Morretes, em Paranaguá. A viagem da capital até a cidade é feita de trem, pela Serra do Mar. O trajeto passa por pontos como a Represa Caiguava, o Túnel Roça Nova, a Represa do Rio Ipiranga, o Santuário do Cadeado e a Ponte São João, que fica a 55 metros de altura. De lá, é possível avistar toda a região de Paranaguá e Morretes. Além disso, quando o trem passa por cima do Viaduto do Carvalho, onde os passageiros têm a sensação de estarem voando, pois ele é feito de puro Aço Belga e o abismo abaixo é muito grande.

Chegando a Morretes, os visitantes têm tempo para conhecer a cidade e provar o prato típico do local: o Barreado. Além disso, fazer compras nas lojinhas de artesanato e visitar as construções históricas da cidade também são passeios imperdíveis. O trem para Morretes sai todos os dias da Rodoviária de Curitiba (http://rodoviariacuritiba.com.br/), às 08h15, retornando para a Capital às 18 horas.