Viaje de ônibus para Goiânia e conheça o que a capital de Goiás tem para agradar moradores e turistas

Vá de ônibus e comece curtir a viagem desde a hora do embarque

Por Francine Vechio

Considerada por muitos uma cidade jovem, Goiânia tem pouco mais de 80 anos. Porém, a história de sua colonização começa muito antes, em 1735, com a antiga proposta de transferir a Capital Federal para a capitania de Goiás. Atualmente, Goiânia é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste brasileiro, ficando atrás de Brasília.

Mas a cidade também é um grande destino turístico, procurado por muitas pessoas durante o ano. Repleta de parques e monumentos, a capital de Goiás chama a atenção pela sua diversidade cultural.

Cultura: Por si só, a arquitetura da cidade já é bastante procurada por aqueles que gostam de apreciar a influência das artes nas grandes construções. Mas Goiânia tem ainda mais influência das artes. Um dos pontos mais procurados pelos turistas que visitam o local é o Museu de Arte Contemporânea, que conta com um acervo com 500 obras permanentes e abriga exposições itinerantes durante o ano.

Meio ambiente: Os parques goianos também costumam chamar a atenção dos turistas que visitam a cidade. O mais famoso é o Bosque dos Buritis, que ocupa uma área de 141.500 m². Quem o visita, pode fazer passeios por trilhas, desfrutar das três lagoas que o local abriga, além de estar no mesmo ambiente que pequenos animais nativos.

Outro lugar bastante procurado por quem visita a cidade é o Parque Areião. Bastante indicado para quem gosta de praticar esportes, pois possui uma pista de cooper de mais de 2 km, além de um campo de futebol e duas estações de ginástica. Para as crianças, o parque conta com um espaço infantil repleto de atrações que garantem a diversão.

Para quem gosta do contato com animais, o Serpentário e o Zoológico da cidade são dois lugares muito interessantes para se visitar. O primeiro proporciona uma experiência diferente, pois se trata de um espaço com mais de 750 espécies diferentes de serpentes. O Zoológico conta com diversas espécies de aves e macacos, além de lhamas, camelos, cervos, veados, antas, entre outros, e a principal atração: o tigre real de bengala.

Compras e Lazer: Goiânia é bastante conhecida por possuir diversos shoppings centers como o Goiânia Shopping, Buriti Shopping e o Flamboyant, que agradam a todos os gostos.

Para quem preferir fazer comprar ao ar livre, a cidade também conta com diversas feiras de artesanatos, roupas, doces e pratos típicos como a Feira da Lua, que acontece todo sábado na Praça Tamandaré.

Nos domingos, um passeio tradicional na cidade é a Feira Hippie, que acontece na antiga estação ferroviária do município. No local, os visitantes podem saborear comidas típicas, objetos artesanais, calçados e muito mais!

Gastronomia e Vida Noturna: Quem visita Goiânia não pode deixar de provar o famoso Empadão Goiano. Prato típico da região, o visitante consegue encontrar esta delícia no Mercado Central da Cidade, na Rua 3, 322 - Mercado Central.

Durante a noite, os bares, cafés, restaurantes e casas noturnas da cidade são os lugares mais procurados por seus moradores e turistas. Diversificadas, as atrações atendem todos os tipos de públicos da cidade: do mais conservador ao mais irreverente.

Onde ficar: Goiânia é repleta de hotéis, que proporcionam experiências únicas para seus hóspedes. Na página de hotéis da BrasilbyBus.com, você encontra uma relação de hospedarias.

O desembarque: Quem viaja de ônibus, desembarca na rodoviária de Goiânia, que fica localizada na Rua 44, N° 399, Setor Central. No terminal, o usuário encontra lanchonetes, telefones públicos, guarda volumes, enfermaria, e muitos outros serviços para facilitar a passagem de cada um pelo terminal.