Jericoacoara - CE

Conheça mais sobre Jericoacoara e saiba como chegar de ônibus.

Sobre Jericoacoara

A antiga vila de pescadores é hoje um dos destinos turísticos mais cobiçados por brasileiros e estrangeiros, especialmente italianos e ingleses. Escondida em meio à dunas, Jeri, como é chamada, viu sua atividade econômica mudar drasticamente com a chegada dos turistas, mas ainda mantém seu charme. O título de Área de Preservação Ambiental e a nomeação do local como Parque Nacional ajudaram a fazer com que o vilarejo mantivesse intocada as belezas naturais que primeiro atraíram turistas na década de 1990. Com atrativos como praias de águas claras, dunas e lagoas, Jericoacoara é o local ideal para se desligar do mundo e curtir a natureza. A vila só recebeu luz elétrica em 1998, e suas ruas cobertas pela areia ainda não têm iluminação, tornando a experiência de caminhar sob o céu estrelado ainda mais especial. Apesar de estar repleta de turistas e ter infraestrutura de primeira com hotéis, restaurantes, bares e casas noturnas de qualidade, a vila tem um quê de boêmia e vê o tempo passar de forma diferente. Em Jeri, grande parte das lojas ficam fechadas no começo da tarde, e é comum que as pessoas se deitem para descansar de um dia de atividades nas praias e lagoas e uma noite de muito forró somente com o nascer do sol.


Como chegar em Jericoacoara

A 305 km de Fortaleza, a cidade de Jericoacoara tem acesso restrito. A entrada de carros particulares é proibida no local e é preciso enfrentar longas dunas antes de aproveitar a vila. A melhor forma de chegar à Jeri é a bordo de jardineiras ou jipes que partem de Jijoca de Jericoacoara, a 23 km de distância. A viação Fretcar, além de vender passagens de ônibus partindo da capital cearense, oferece tranfers de Jijoca para Jeri e pacotes que incluem o trajeto de ônibus e o de jardineira. No site BrasilbyBus.com você encontra passagens de ônibus a partir de sua cidade de origem e escolhe a data, horário e tipo de ônibus preferidos.

O que fazer em Jericoacoara

Vida noturna - Jericoacoara - CE

Vida noturna

Sabia como aproveitar a noite na vila

A noite em Jeri é bastante agitada e começa na Rua Principal, onde bares servem caipirinhas. Para dançar, o ritmo predominante na vila é o forró pé de serra, que pode ser aproveitado às quintas feiras no Maloca, ou às quartas e sábados no Dona Amélia, que também funciona como restaurante. Mas não importa onde você decida passar a noite, o pit stop obrigatório depois de qualquer festa é a Padaria Santo Antônio, que serve pãezinhos e bolos quentinhos a partir das duas horas da manhã.

Lagoas - Jericoacoara - CE

Lagoas

Pequenos paraísos escondidos nas dunas

Com águas claras que se assemelham às caribenhas, a Lagoa Azul fica a cerca de 30 minutos da vila, e o acesso é feito por bugue ou jardineira. Já a Lagoa do Paraíso, que divide-se entre Jijoca e Jericoacoara, é cercada por dunas e é muito procurada por velejadores.

Esportes - Jericoacoara - CE

Esportes

Os benefícios dos ventos e águas agitadas de Jeri

Graças aos ventos fortes que sopram na vila, adeptos aos kitesurfe e ao windsurfe estão sempre em Jeri. A alta temporada, que vai de julho a janeiro coincide com o período de maior ventilação. Praticantes de stand up paddle também estão sempre remando nas praias e lagoas.

Pedra Furada - Jericoacoara - CE

Pedra Furada

O cartão-postal da vila

Cartão-postal de Jericoacoara, o arco esculpido pela natureza tem quase 5 metros de altura e só pode ser visitado durante a maré baixa após uma caminhada ou um passeio de bugue ou cavalo. O período entre junho e agosto é ideal para visitar a atração, uma vez que nesta época o sol encaixa no vão da pedra no fim da tarde.

Duna do Pôr do Sol - Jericoacoara - CE

Duna do Pôr do Sol

O local ideal para apreciar um espetáculo natural

A principal atração de Jeri é passar o final de tarde no alto dos 30 metros da Duna do Pôr do Sol, onde as pessoas se reúnem para apreciar o espetáculo natural do sol se pondo no mar. Depois que o sol já se foi, todos curtem a roda de capoeira ao pé da duna.

Praias - Jericoacoara - CE

Praias

Conheça as praias de Jeri, muito procuradas por esportistas

Caminho para a Pedra Furada, a Praia da Malhada não é muito indicada para o banho por ter as águas muito agitadas e é bastante procurada por surfistas. A 17 km da vila, a Praia do Preá tem restaurantes e atrai praticantes do kite e do windsurfe graças aos fortes ventos.

Cidades relacionadas

Viações em Jericoacoara

Outras rotas em Jericoacoara - CE