Bagagem de mão: saiba o que levar na viagem de ônibus

Confira lista de itens que devem estar sempre com você

Por Juliana Pasta e Lys Silva

Na hora de arrumar as malas é normal se sentir um pouco perdido, sem saber por onde começar. Entre escolher aquela blusa, bota ou casaco para levar, muitas vezes acabamos deixando de lado algo muito importante, a bagagem de mão. Sempre ao seu lado, a bagagem de mão deve conter os itens mais preciosos e indispensáveis para sua viagem. Para te ajudar na hora de escolher o que levar, a Brasil by Bus criou uma lista de itens ideais para ter sempre por perto.

• Documentos

Nada é mais importante do que eles, já que é impossível viajar sem alguma identificação. A apresentação de documentos é indispensável tanto para trocar o voucher pela passagem de ônibus quanto para embarcar. Uma boa dica, que pode evitar transtornos e te fazer viajar tranquilo, é levar uma copia autenticada, seja do RG, Carteira de Motorista ou Passaporte, assim, caso o original se perca, há uma garantia de que haverá uma forma de ser identificado. Então, já sabe, documentos originais na bagagem, de mão e cópias autenticadas na mala que vai para o bagageiro.

• Medicamentos

Ter os medicamentos por perto é sempre importante. Busque precaver-se com remédios já conhecidos que podem aliviar qualquer tipo de mal estar, como enjoos, azias, cólicas e dores de cabeça. Fique atento quanto à validade e não experimente medicamentos novos durante as viagens, afinal, nunca se sabe como o corpo pode reagir à eles. Caso faça uso de medicação controlada, tenha consigo as receitas emitidas pelos médicos.

• Lanchinho

Não se esqueça de levar um lanchinho, são eles que enganarão a sua fome caso ela apareça antes da hora. Aperitivos como bolachas de água e sal e amendoim são super práticos. Água, doces e frutas que não estraguem rápido também são uma ótima pedida.

• Celular e Carregador

É legal ter o celular sempre à mão, seja para tirar fotos, matar a saudade mandando mensagens ou só para se distrair com os joguinhos durante a viagem. Não esqueça seu companheiro inseparável!

• Fones de ouvido

Uma boa playlist é capaz de driblar os possíveis inconvenientes da estrada e pode ser sua melhor companhia. Além do mais, caso você dê o azar de viajar com um vizinho de poltrona barulhento, eles são a sua salvação para um verdadeiro isolamento acústico.

• Livro/revista

Levar um livro ou revista pode ser uma boa ideia na hora de enganar o tédio. Para aqueles que têm dificuldade em engatar o sono durante a viagem, ler também pode ser uma ótima opção para relaxar e abrir caminho para um bom descanso.

• Agasalho

Faça chuva ou faça sol, inverno ou verão, é importante seguir o conselho de todas as mães e ter um agasalho sempre com você. A maioria dos ônibus têm ar condicionado, o que pode deixar o ambiente bem gelado.

• Câmera fotográfica

Não perca a oportunidade de documentar cada momento. Às vezes, o trajeto até o destino pode ser tão interessante quanto o destino em si. Carregue a bateria e prepare o flash!

• Nécessaire

Depois de horas de viagem, alguns cochilos tirados e alimentação pelo caminho, um kit com escova e pasta de dentes e lenço de papel é sempre salvador. Tenha também cremes de corpo, desodorante e, se for mulher, lixa de unha e absorventes.

• Óculos de sol

Além de proteger a vista e relaxar os músculos faciais, é o acessório indispensável para quem gosta de cochilar durante o trajeto. Coloque-o enquanto dorme e disfarce a cochilada, ou use-o quando acordar e disfarce o inchaço do despertar.

• Travesseiro inflável

Dobráveis e anatômicos, não ocupam muito espaço e são ideais para não acordar com torcicolo ou de “mau jeito” no dia seguinte.