Para turistar de bolso cheio, seja consciente

Como economizar e fazer uma viagem barata.

Por Paula Horwatitsch Cunha e Lys Silva

Viajar é uma das maneiras mais deliciosas de curtir seu dinheiro, melhor ainda se for de maneira sensata: conhecendo novos lugares com o máximo de aproveitamento e gastando o dinheiro com o que realmente vale a pena. Para que isso aconteça, confira algumas dicas que a BrasilbyBus tem a lhe oferecer na hora de pensar no seu orçamento.

• Evite altas temporadas: além de fugir das tarifas caras, viajar em baixa temporada é ideal para aqueles que gostam de evitar multidões e ter um contato mais real com o seu destino de viagem. Vale a pena conhecer um lugar pelo que ele é no seu dia a dia.

• Hotéis para que te quero: por mais barato que seja um hotelzinho, vale pesquisar por albergues da juventude ou imóveis. Sim, imóveis. Existem sites de anúncios de aluguel de casas e apartamentos para grupos de viajantes, ótimo para amigos que prezam pelo custo x benefício. Além do mais, é uma bela oportunidade de conhecer e conviver com novas pessoas.

• A vida como ela é: para fugir da rota dos gastos, vale observar a rotina dos moradores locais e pedir dicas a eles. Os hotéis possuem acordos com estabelecimentos e tendem a indicar restaurantes e passeios mais caros.

• Faça a sua contabilidade: Antes de viajar vale estabelecer metas de gastos. Existe uma conta muito simples que ajuda até mesmo os mais desligados a manterem os pés no chão: divida o valor bruto que você possui para gastos por números de dias que pretende curtir no destino. Mas, não vale trapacear! Busque manter-se sempre dentro do seu orçamento diário.

• Compre passagens com antecedência: a regra não vale apenas para quem viaja de avião. Embora as tarifas das passagens rodoviárias não sofram grandes alterações, comprá-las com antecedência evita imprevistos como falta de vagas no ônibus e suas implicações – por exemplo – ter de permanecer mais dias em um lugar.

De olho no clima: Se for viajar para um lugar frio, certifique-se de levar casacos suficientes. Se for para um lugar quente, busque igualmente ter as suas roupas fresquinhas por perto. Errar o guarda roupa da viagem pode acabar obrigando você a comprar roupas, gasto que poderia ser evitado.

Fique esperto com o roaming: Assim que você sai de sua zona de DDD começa a pagar pelo deslocamento nas suas ligações, sejam elas feitas ou recebidas. Conseguir dar uma driblada no contato com o resto do mundo, utilizando vias mais econômicas como SMS ou cartões telefônicos pode fazer uma grande diferença ao seu bolso.

Vá ao mercado: Sabe aquela fome que bate no meio da tarde ou da noite? Aquela vontade de atacar o frigobar do hotel? Ela não precisa acabar com todo o seu dinheiro. Esteja sempre preparado com alimentos que driblem a fome e não estourem o seu cartão em restaurantes caros. Basta dar uma passadinha no supermercado e montar sua pequena dispensa. Lugares como hostels, muitas vezes tem uma cozinha disponível para os hóspedes, faça uso dela e prepare todas as suas refeições.