Destinos românticos no Brasil

Dicas para um Dia dos Namorados incrível ao lado de quem você ama

Por Lys Silva

Os corações começam a invadir as lojas, ruas e vida das pessoas, tudo está rosa, vermelho, romântico, chegou, chegou o Dia dos Namorados e, se você já encontrou a tampa da sua panela, a metade da sua laranja, seu chuchuzinho e amoreco, está na hora de fugir do kit rosas, bombom e uma roupa legal e cair na estrada com seu par.

Destino Romântico Búzios

Búzios • RJ

Essa cidade a 127 km do Rio de Janeiro sempre foi associada a um destino de luxo, mas, cada vez mais, Búzios deixou de ser um objeto de desejo e passou a se tornar realidade para muita gente.

Concentrando os hotéis mais românticos do país, há muito o que se ver e fazer em suas mais de 20 praias.

Uma dica é começar o passeio pela praia Ferradurinha, pequena e sossegada é quase uma piscina e convida para o mergulho. Não deixe de apreciar o pôr do sol na Praia da Tartaruga e passar pelas Praias Azeda e Azedinha, que tem acesso a partir da Praia dos Ossos. Para apreciar um aquário natural vá nas praias de João Fernandes e Fernandinho.

O lugar certo para encontrar o restaurante ou bar perfeito é a Rua das Pedras, mas, se a ideia for ter uma noite mega especial vale gastar um pouquinho mais e jantar no Místico, restaurante que fica dentro da pousada Abracadabra e está localizado no Alto do Humaitá com uma das vistas mais lindas de Búzios.

Aqui no Brasil by Bus você pode comprar sua passagem para Búzios saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói entre outras cidades. Todos os trajetos são oferecidos pela Viação 1001.

Ônibus para Petrópolis RJ

Petrópolis • RJ

Foi Dom Pedro II que inaugurou a cidade, seu palácio e nomeou a cidade em sua homenagem. Sendo assim, não tem como Petrópolis não ser conhecida por seu apelido, Cidade Imperial, e trazer aos casais um ar bucólico e romântico, relembrando os velhos tempos.

A cidade, que tem clima agradável e belas paisagens possui diversos atrativos para quem pretende ter um Dia dos Namorados mais tranquilo. Tem o bem preservado Museu Imperial, a casa de Santos Dumont, que exibe objetos pessoais do inventor, o Palácio Quitandinha, maior cassino dos anos 1940 e que hoje é um condomínio de luxo e uma unidade do SESC e as ruas Koeler, D. Pedro I e Ipiranga que são onde as casas de fondue, chocolates e biscoitos artesanais estão localizadas. Para mais história dá para visitar a Catedral de Petrópolis, onde está o Mausoléu Imperial, a antiga casa da Princesa Isabel, o Palácio de Cristal e observar os casarões e palacetes da cidade que contém placas informativas com data de construção e a quem pertenceu.

Para quem quiser ainda mais sossego pode ter um gastinho extra e se hospedar na Pousada Tankama, em meio a serra, a pousada oferece cinco tipos de chalé com todo o charme e romantismo que se pode desejar. Pacotes variam entre R$ 520 e R$ 1250.

Já para os casais aventureiros, a ideia é passar o Dia dos Namorados fazendo a Travessia Petrópolis x Teresópolis, trilha percorrida em três dias com dois pernoites em meio as montanhas e que é considerada uma das caminhadas mais bonitas do Brasil.

Dá para ir de ônibus para Petrópolis partindo de diversos destinos, dentre os quais, Brasília, São Paulo e Balneário Camboriú. Os trajetos são realizados pelas empresas Útil, Brisa, Itapemirim e Salutaris.

Paraty • RJ

Essa cidade reúne o melhor de três mundos, possui um centro histórico tido como um dos mais preservados do país, para quem gosta de passeios culturais, belas praias para se esticar e pegar um sol e trilhas e cachoeiras para os aventureiros de plantão.

Para conhecer a cidade, vale passear por seu centrinho que, de dia é recheado de lojinhas e agências de turismo e que a noite se transforma no destino certo de quem procura boa gastronomia e um pouco de agito.

Para desfrutar das praias uma dica é pegar seu par e fazer um passeio de escuna, normalmente são cinco horas de passeio e quatro ou cinco paradas pelo caminho em praias como Praia da Lula, Praia Vermelha, Jurumirim, Akita, Praia do Engenho, Lagoa Azul, Saco da Velha e Ilha Comprida. Para os casais que preferem um pouco mais de privacidade vale alugar uma pequena lancha, ter ela só para si e combinar as paradas e tempo entre elas com o barqueiro. Além disso, duas praias um pouco mais distantes merecem a visita, são elas a Praia do Sono e a do Cachadaço.

Com acesso por trilhas tranquilas, as cachoeiras de Paraty são uma atração à parte e prometem lembranças tranquilas e românticas. As imperdíveis são a cachoeira da Pedra Branca, Tobogã e Poço Inglês.

Não deixe de passar no restaurante Refúgio para uma noite romântica em meio a uma decoração provençal e luz de velas.

No Brasil by Bus você pode comprar a passagem para Paraty a partir das cidades do Rio de Janeiro e São Sebastião. A viagem é feita pela Viação Costa Verde e a Viação Útil.

Lençóis • BA [Chapada Diamantina]

A Chapada Diamantina é um destino que abriga os sonhos de muitos casais. Sua natureza exuberante é uma linda pedida para momentos incríveis e inesquecíveis a dois. Lençóis é a porta de entrada para esse paraíso natural e possui diversas atrações para os pombinhos.

Um dos pontos mais visitados é Serrano, formação rochosa que abriga diversas piscinas naturais e que fica no meio do caminho até o Salão de Areias Coloridas.

Uma trilha de um dia, que pode incluir um pernoite na mata, leva para a cachoeira Mixila, encrustada em meio a um cânion e paisagens maravilhosas.

Para casais ainda mais aventureiros dá para fazer tirolesa e rapel no Poço do Diabo e bungee jumping na Gruta do Lapão.

Outras atrações de Lençóis incluem ainda passeio em Marimbus, local considerado o pantanal do sertão baiano e visita a um dos maiores complexos arqueológicos da Bahia, a Serra das Paridas, onde é possível ver pinturas rupestres.

São seis os pontos de partida até Lençóis, entre eles Feira de Santana e Salvador. Todas as rotas são operadas pela viação Rápido Federal.

Camocim • CE

Para que Caribe quando se tem um paraíso desse aqui mesmo no Brasil?

Distante 370 quilômetros de Fortaleza, essa cidade abriga praias desertas moldadas por dunas, coqueiros e água de um azul difícil de encontrar.

Com acesso por balsa, as praias Tatajuba, Maceió e Ilha do Amor não podem deixar de ser visitadas, mas, o ponto imperdível de Camocim, que vai ficar para sempre na memória do casal é a Barra dos Remédios, uma das mais belas praias do Ceará, onde o rio encontra o mar e dunas completam o visual.

A partir de mais de 20 cidades dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará se chega a Camocim. São Luís e Fortaleza são os dois principais pontos de partida. As rotas são operadas pela Expresso Guanabara e Viação Fretcar.